15 de setembro de 2016

O que é um duplicador digital?

atualizado em 15 de setembro de 2016 às 10:29

Impressora Sem comentários

Encontre qualidade e economia com um dos melhores equipamentos do mercado.

O que é um duplicador digital?

Um duplicador digital é um tipo de impressora digital destinado a realizar cópias automaticamente, trabalha com um formato parecido com o stencil e o processo de duplicação é controlado totalmente por um processador interno. O aparelho ainda copia, digitaliza e imprime.

Seu uso é facilmente associado às gráficas de todos os portes ou profissionais que trabalham com grande número de impressões e cópias.

Veja também:

Tipos disponíveis

Há pelo menos três tipos de duplicadores digitais disponíveis no mercado e são eles, o duplicador digital monocolor, duplicador digital bicolor e duplicador digital colorido.

Como os próprios nomes sugerem, os primeiros modelos são reconhecidos por realizarem cópias com uma ou duas cores separadamente. O terceiro modelo, o duplicador digital colorido é o mais recente e existem poucos modelos com esta tecnologia, como é o caso da Série HC da marca RISO, com modelo a tinta, full-color, realiza cópias de até 120 páginas por minuto.

Qual eu escolho para o meu negócio?

A velocidade, além da economia e da confiabilidade da marca, claro, é um dos grandes fatores decisivos por qual duplicador digital utilizar. A maioria dos modelos trabalha com muitas dezenas de cópias por minuto, classificadas em baixo, médio e alto volume. Acima de 90 ppm e até 130 ppm, o duplicador digital pode ser considerado de médio volume.

Os profissionais que procuram um duplicador digital podem se basear na velocidade para quantificar a necessidade de cópias que precisarão e adquirir o modelo equivalente para reduzir o custo.

Duplicador VS Fotocopiadora

O duplicador é diferente de uma fotocopiadora, eles utilizam processos diferentes e o primeiro é considerado mais rápido e para decisão de compra é necessário levar em consideração a quantidade de impressões mensais. Se você precisa de mais de 25 cópias, melhor escolher um duplicador.

Por que ele é indicado?

Seu reduzido custo de produção e manuseio, baixa manutenção do maquinário e por sua grande agilidade na impressão o fazem ser muito indicado.

A impressão via duplicador digital pode ser a melhor opção para realizar a confecção de impressos, como manuais, notas fiscais, formulários, livros, mapas, papel timbrado, convites, cartazes, envelopes timbrados, cartões de visita, calendários, entre outros materiais que trabalhem com poucas cores e acabamento mais simples na arte.

Você também vai gostar:

Ecologicamente correto

O funcionamento de impressão de um duplicador digital depende da tinta líquida, geralmente feita à base de óleo de soja e água, e do máster, modelo principal que o aparelho utilizará como orientação para realizar suas cópias.

Esse máster é geralmente feito com base de folha de bananeira, isso significa que as duplicatas feitas pelo equipamento, assim como seus insumos, são todos ecologicamente corretos.