2016 nem terminou e os níveis de CO2 já superaram 2015 com folga! Assim, cabe a nós pessoas comuns começarmos a tomar iniciativas sustentáveis e, para ajudar, algumas das maiores fabricantes de impressoras do mundo oferecem serviços de retorno, coleta e reciclagem de cartuchos de tinta ou toner de forma mais segura.
A presença do dióxido do carbono (CO2), ou simplesmente gás carbônico, na natureza é essencial para a vida. É ele que permite a realização da fotossíntese pelas plantas, mantendo o equilibro de fauna e flora, mas ao mesmo tempo, em excesso ele pode ser um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global, graças ao efeito estufa.
Isso significa que todas as pessoas são responsáveis por medidas conscientemente sustentáveis para diminuir a produção desse gás e isso envolve a área de impressão, já que é necessário conhecer as melhores práticas para reciclagem de cartuchos de tinta.
Os números exatos a respeito da influência dos resíduos relacionados à área de impressão com relação ao impacto no meio ambiente são altamente complexos, mas há uma premissa que empresas e pessoas físicas podem levar em consideração com relação à produção de descartes e resíduos de impressão: quanto menos se perde, menores são os impactos ambientais.
Essa premissa traz a reciclagem de cartuchos e resíduos como o principal tema, visto que é uma prática que pode ser adotada por todo e qualquer usuário de impressora. Um detalhe importante é conhecer o que acontece com o descarte incorreto dos materiais de impressão.
Seja no caso das tintas líquidas ou pastosas, quanto nos seus contêineres, fabricados por diferentes materiais, esses resíduos, como no caso de plástico dos cartuchos ou de embalagens, podem conter elementos ou compostos de metal que contam com grande poder para contaminação do solo.
Veja também:
- Proteja o meio ambiente economizando na impressão
- 5 Impressoras Epson com melhor custo x benefício
- Escolha a impressora certa para sua empresa!
Isso significa que o descarte inadequado deste material, pode contaminar o solo e atingir águas subterrâneas que serão utilizadas para consumo. Mais “perigosas” ainda são as tintas, que, em mistura com a água, produz o chamado “chorume”, podem atingir camadas ainda mais profundas do solo, contaminando ambos, solo e minas de água.
Compartilhando dessa responsabilidade, as grandes empresas fabricantes de cartuchos de tinta possuem programas de coleta e reciclagem de cartuchos de tinta, fazendo parte de seus planos de sustentabilidade. Em seus respectivos sites:
- HP conta com o programa HP Planet Partners Brasil, com postos de coleta em lojas autorizadas ou coleta no local;
- Lexmark possui o LCCP (Lexmark Cartridge Collection Program), programa gratuito de coleta de cartuchos;
- Samsung possui em seu site um formulário para cadastrar e solicitar o serviço de coleta;
- A Epson também trabalha com reciclagem de produtos acabados e reciclagem de cartuchos de tinta em diversos países pelo mundo.
Importante ressaltar que as coletas agendadas podem depender de um número mínimo de cartuchos para retirada.
Você também vai gostar:
- Dicas incríveis para economizar na impressão!
- Impressoras tanque de tinta e a solução para driblar a crise
- Vantagens e desvantagens das impressoras com tanque de tinta embutido
Além das empresas fabricantes, é possível contar com empresas especializadas em realizar a reciclagem de cartuchos de tinta e materiais de impressão diversos. Diversas empresas espalhadas por todo o Brasil oferecem o serviço de reciclagem através de diferentes métodos, seja com postos de coleta localizados em estabelecimentos comerciais, ou ainda através do sistema de retirada de cartuchos mediante o agendamento.
Você sabe como aproveitar melhor o cartucho de tinta? – Blog da Creative Cópias disse:
18/05/2018 às 10:44
[…] Depois de acabado, faça o descarte correto do cartucho de tinta (evite impactos ao meio […]