18 de novembro de 2013

Velocidade de impressão: Saiba o conceito de PPM

atualizado em 18 de novembro de 2013 às 13:39

Impressora 1 comentário

Qual é a velocidade ideal de impressão de uma máquina? Na verdade tudo isso é muito relativo, dependendo muito do tipo de impressora: se é jato de tinta ou a laser. Estes são fatores que definem muito bem o ponto de partida da velocidade de impressão final.

A velocidade pela qual uma impressora faz seu trabalho é fator decisivo, caso esta seja operada em um comércio, como uma gráfica rápida, uma papelaria, um escritório ou até mesmo se você trabalha em casa e precisa de muitas impressões de documentos para arquivar ou redigir.

A contagem de folhas impressas por minuto por uma impressora, qualquer que seja o seu tipo é chamado de PPM (Páginas Por Minuto). Essa sigla é um cálculo base usado para se ter uma ideia de quantas folhas é possível produzir e otimizar seu trabalho com relação a tempo de impressão.

É comum que impressoras a laser sejam mais rápidas. Mesmo utilizando em processo de impressão mais elaborado e extenso, elas são as máquinas que melhor desempenham a impressão rápida. Se você deseja uma impressão rápida e prática então opte por uma com o melhor PPM.

impressora-jato-de-tinta-coloridahp-deskjet-2000-204386800

Para impressões caseiras as impressoras jato de tinta trabalham super bem, pois em suma quem possui uma impressora em casa imprime documentos com mais texto do que imagens, por isso o jato de tinta acaba sendo o suficiente. Já é passado a impressão falhada de impressoras jato de tinta. As primeiras que chegaram ao mercado produziam efeitos falhados, áreas com falha de impressão, ou impressão sobreposta que acaba gerando linhas de acúmulo de tinta.

mservice_Impressora Laser Mono HP P1102W Wireless

A vantagem de uma impressora laser é sua precisão, pois seu processo de finalização aquece o papel nos cilindros pelos quais o papel percorre. Este efeito acaba por ficar brilhante, com aparência de verniz, o que dá um toque final todo especial para sua impressão, ainda mais se esta for uma imagem chapada.

Então defina suas prioridades e necessidades primárias de impressão, o quanto deseja produzir mensalmente, semanalmente, e assim ficará mais fácil definir qual impressora é melhor para você.

Todas as máquinas possuem a informação de PPM em sua embalagem e manual, então consulte esta informação importante com o vendedor antes de fazer a sua escolha e efetuar a compra. Vale a pena conferir o PPM antes de comprar a sua impressora, então não esqueça de conferir as Páginas Por Minuto.