4 de outubro de 2013

Curiosidade: O que é impressão Offset

atualizado em 4 de outubro de 2013 às 13:55

Arte Gráfica Sem comentários

Você sabe o que é impressão offset? Basicamente, é tudo o mais que você encontra acima de mil unidades. Offset é um tipo de impressão feita em grande tiragem, gerando assim melhor custo benefício para o consumidor final. Ela é a responsável por cartões de visita, impressão de pastas comerciais, envelopes, marcadores de livro, blocos e talões em geral.

O processo funciona como uma grande linha de produção, utilizando-se de máquinas pesadas para impressão de qualidade, quase industriais, e produzem materiais de grande escala em algumas horas. Estas impressoras trabalham as cores primárias CMYK: Cian (azul), Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto).

cmyk

Algumas impressoras offset são monocolor, o que significa que produzem uma cor de cada vez. Estas exigem mais do profissional que está manipulando a máquina, pois todas as cores devem estar encaixadas para não prejudicar a impressão do conteúdo em si.

Para solucionar esta dificuldade você pode inserir as marcas de impressão, que são aqueles quadradinhos nas cores primárias que conforme as cores primárias CMYK vão sendo produzidas, estes vão se alinhando, facilitando o encaixe da produção.

As impressoras com as quatro cores offset são verdadeiras gigantes da produção, com quatro cabeçotes, responsáveis isoladamente cada cor primária. Neste processo o papel já sai todo pronto da impressão, em um processo único de impressão das quatro cores em uma só vez.

offset-printing

Existem também as impressoras offset que produzem acabamentos especiais em verniz e laminação fosca. Estas são máquinas ainda mais específicas, pois produzem acabamentos plásticos foscos ou brilhantes que dão uma qualidade ainda mais superior ao material final produzido.

Você pode detectar facilmente se uma impressão offset ou não pela exatidão das cores e qualidade de impressão. Em suma as impressões em offset são superiores à impressão comum a laser, pois até mesmo cores mistas de marcas que podem ser em verde água, lilás, azul petróleo, dentre outras cores compostas, saem com exatidão.

Nestes casos, utilizando uma impressão à laser, as cores compostas podem divergir de máquina para máquina, e também de um software de criação para o outro. A impressão laser é uma processo bem mais curto de produção, que transfere as quatro cores primárias para o papel por meio de aquecimento e selagem.

Então fique atento, a qual tipo de impressão escolher de acordo com a sua necessidade de produção do material gráfico, tendo todas estas dicas precisas sobre impressão offset e impressão laser.