11 de julho de 2013

Materiais necessários para Recarregar Toner

atualizado em 11 de julho de 2013 às 17:32

Recarga de Toner Sem comentários

Recarga de toner ou cartuchos é sempre um assunto que rende muita discussão. Muitas pessoas curiosas gostariam de trocar seu toner por conta própria, ao invés de procurar uma empresa especializada no trabalho.

Se você é um destes curiosos e deseja além de tudo economizar trocando seu toner, fique atento a nossas dicas e ideias e saiba como tirar suas dúvidas e colocar tudo em prática! O ponto mais importante a ser levado em conta é de o toner é peça fundamental de uma impressora e por isso sempre deve ser manuseado de forma correta e instalado como tal para garantir melhor funcionamento e qualidade proporcional.

recarga-de-toner

Antes de prosseguir, recomendo a leitura de um artigo onde explicamos como um cartucho de toner funciona.

Insumos para fazer Recarga de Toner

Cada impressora possui seu compartimento de acordo com o modelo, marca e fabricação da mesma, mas todas possuem parafusos e tampas (o ponto de partida na troca de um toner). O rolo magnético é por ser uma peça mais sensível, deve ser retirado com cuidado e, para o caso de uma simples limpeza, você pode facilmente fazê-la, retirando a lâmina dosadora.

Utilizar um aspirador de pó próprio para cartuchos é muito relevante também na limpeza de sua máquina, garantindo a extração de fuligens e tudo o que possa ser negativo para a qualidade final da impressão. Para uma boa limpeza, mantenha sempre baixo o medidor do reservatório de toner de sua impressora. É nele que a máquina armazena todo toner dispensado por algum motivo no momento das impressões já feitas.

O uso de álcool isopropílico ajuda a manter uma limpeza ideal para a sua máquina. Para os cantos menores, utilize pequenas hastes flexíveis (cotonete), para limpar pequenas partes do cilindro PCR, aquele onde é encaixado o reservatório de toner. Com o mesmo álcool isopropílico, limpe o cilindro PCR e todos os demais cilindros, garantindo o bom funcionamento de todos.

Para o rolo magnético prefira um pano úmido com benzina retificada. Passar Kynar  na lâmina do cilindro, ajuda a manter melhor a limpeza da impressora e melhor funcionamento de seu processo. Preencha o reservatório de toner para impressão com a cor desejada, e alternando algumas batidinhas leves você assentará o pó de toner.

Com o auxílio chaves de fenda adequadas, finalize fechando todo o cartucho de maneira correta para deixar tudo devidamente encaixado. Por fim, o chip que será o responsável pela conexão do cartucho com a impressora deve ser trocado para garantir um bom funcionamento.

Se você ainda ficou com dúvidas, recomendo que veja esse artigo onde mostramos o passo a passo de como recarregar um toner da HP. Caso você queira aprender mais sobre recarga de toner, acesse nosso canal do youtube.

Agora que você já sabe passo a passo como pode ser feita uma troca de toner, não se esqueça: a limpeza e cuidado ao manusear as peças é fundamental.

Gostou das dicas desse post? Vai fazer a recarga do seu toner você mesmo? Deixe um comentário!