Você precisa imprimir um documento e a sua impressora não para de imprimir páginas com caracteres estranhos?
Também chamado “lixo de impressão”, o fenômeno é mais comum do que se imagina e algumas vezes é possível resolvê-lo em casa mesmo. Primeiramente, vamos entender por que isso acontece.
Você também pode gostar:
- Aprenda a trocar seu cartucho de tinta
- Quais os problemas mais comuns das impressoras?
- Resolva os problemas mais comuns do seu cartucho de tinta
O Spooler de impressão do seu computador ou de um dos micros da rede, caso a impressora seja compartilhada, pode estar com problemas de configuração. Pode ser que haja arquivos corrompidos na pasta “Printer” ou na memória da impressora.
Ou até mesmo o driver da impressora pode estar corrompido. Por fim, pode ser que haja um defeito na impressora. Para descobrir do que se trata e se será possível solucionar sem ajuda profissional, você pode tentar os passos a seguir:
Passo 1
Desligue a impressora (se possível, desligue também da tomada) e, após alguns segundos, ligue novamente. Envie algum documento para impressão e observe se cessou o problema. Caso persista, vá para o passo 2.
Passo 2
Reinicie o Spooler de Impressão. Para que isso seja possível, você precisa estar logado no computador em uma conta de “Administrador”. Localize em qual computador da rede a impressora está instalada (servidor de impressão). Acesse o menu Iniciar – Executar.
Na janela de Executar digite CMD. Em seguida, digite net stop spooler e pressione Enter. Pronto! O Spooler de Impressão foi reiniciado. Caso o problema persista, você pode repetir o procedimento em todos os computadores que utilizam a impressora em questão ou simplesmente reiniciar todos os micros da rede. Caso ainda assim a impressora continue a imprimir os tais caracteres, você pode tentar o próximo passo.
Passo 3
Vamos considerar que, se você não obteve sucesso com os passos anteriores, provavelmente há arquivos corrompidos na subpasta “Printers”. Para conseguir excluí-los, é necessário parar o Spooler de Impressão.
Para isso, clique em Iniciar – Executar e digite o comando “net stop spooler”. Em seguida, tecle Enter. Depois, clique novamente Iniciar – Executar, e dessa vez digite: “%windir%\system32\spool\printers “ e tecle Enter.
Ao acessar a pasta, apague todos os arquivos dela. Caso não seja possível apagar, reinicie seu computador no Modo Segurança e tente novamente. Após apagá-los, entre em Iniciar – Executar e dessa vez digite “net start spooler”. Repita o procedimento em todos os computadores da rede e veja se o problema ainda persiste.
Passo 4
Se todos esses passos acima não solucionarem o problema, desinstale o driver da impressora do seu computador e instale-o novamente. Mas se mesmo após toda essa “odisseia”, o problema não tiver cessado, pode ter certeza que se trata de um defeito físico da impressora ou suas instalações.
Passo 5
Última cartada – Verifique o cabo USB e o cabo de rede da impressora. Você pode até mesmo fazer um teste substituindo-os por outros. Se a impressora estiver conectada através de um Print Server, retire-o e experimente conecta-la direto ao computador através de um cabo USB.
Caso nada disso solucione o problema, o jeito é procurar ajuda profissional em uma assistência técnica voltada para impressoras.
Amara Batista Cavalcante disse:
26/10/2018 às 0:15
No meu caso tenho uma EPSON L365, e nenhuma das dicas me ajudou, o que realmente solucionou, um passo que eu mesma tive a idéia de realizar, foi restaurar as definições de rede para padrão de fábrica, desligando a impressora no botão liga/desliga e e com ela desligada segurar o botão de estado de rede e ligar novamente ela segurando o botão de estado de rede, tava quase levando pra autorizada, esse simples passo salvou minha vida.
Faça a configuração da impressora HP no Wi-Fi! | Blog da Creative Cópias disse:
17/05/2019 às 15:45
[…] Confira também: Como resolver caracteres estranhos na impressão […]