O meio ambiente sofre com problemas ambientais desenvolvidos, principalmente, devido à ação humana.
As temperaturas cada vez mais altas e os invernos cada vez mais brandos são a prova de que o aquecimento global está acontecendo e é preciso tomar uma atitude em relação a isso. No entanto, seguimos presenciando cenas de queimadas em florestas, desmatamento, automóveis soltando gases poluentes e fábricas contaminando o ar. A emissão de carbono é o principal fator que causa danos na camada de ozônio e deixa o planeta, a cada dia, mais exposto aos raios solares.
As toneladas de lixo produzidas diariamente também têm responsabilidade dentro desse cenário. Produzimos tanto lixo que não sabemos mais onde colocá-lo. Os aterros sanitários contaminam os lençóis freáticos, e assim estragamos o nosso bem mais precioso e necessário para viver: a água.
Veja também:
- Economia ao imprimir: proteção do meio ambiente!
- Impressoras tanque de tinta e a solução para driblar a crise
- Epson: nova impressora com tanque de tinta que dura até 2 anos
Os problemas ambientais deterioram a natureza e geram más condições de vida aos humanos, plantas e animais. Como responsáveis pela grande parte da emissão de gases e da produção de lixo do mundo, devemos nos focar em maneiras de ajudar o planeta em nossas atividades cotidianas. Uma delas é a impressão. Economizar na impressão, além de poupar dinheiro, oferece uma solução sustentável para o processo.
Impressoras sustentáveis
Atualmente existem opções de impressão que reduzem a emissão de carbono e promovem a economia através de diferentes meios. Uma delas é a impressão a cera, onde o cartucho a laser é substituído por cera, reduzindo os resíduos em até 90%. A Ekofootprint é uma das empresas no Brasil que trabalha com esse método de impressão.
Outra alternativa são as impressoras que trabalham com carbono neutro. Ou seja, as empresas compensam as emissões de gases da impressão com a implantação de projetos ambientais que agem diretamente no sentido contrário da emissão, como por exemplo, a plantação de um determinado número de árvores. A empresa Heidelberg produz impressoras com esse selo, utilizando padrões de proteção ambiental.
Economizando na impressão
Além de adquirir uma impressora de uma marca com responsabilidade ambiental, podemos realizar algumas mudanças de hábito ao imprimir em casa ou no ambiente de trabalho. Pessoas que utilizam bastantes impressoras nem sempre se dão conta dos efeitos ambientais que podem estar causando.
Você também vai gostar:
- Papel reciclado e papel reciclato, qual a diferença?
- Dicas para economizar papel e tinta na hora de imprimir
- Qual a diferença entre Nobreak e estabilizador?
O primeiro passo para evitar desperdício é tentar otimizar a impressão. Saber como a impressora opera e onde se encontra a entrada de papel é uma forma de obter uma impressão de alta qualidade. O desperdício de papel produz impactos ambientais assim como a emissão de carbono. Posicionar o papel de forma correta evita que a impressão seja danificada e otimiza o trabalho da máquina.
Outra maneira de economizar durante a impressão é evitando o desperdício de tinta. Parece um pouco improvável, mas a escolha da fonte pode influenciar no aumento do gasto de tinta. Utilizar fontes mais finas e evitar negritos é uma forma de não gastar tanto e obter o mesmo resultado.
Uma tecnologia um pouco mais avançada nessa escolha é a desenvolvida pela Ecofont. Através da ecofont, a fonte arial é impressa com pequenos buracos brancos em seu interior. No entanto, eles são praticamente imperceptíveis quando impressos e ainda resultam em uma boa economia de tinta.